segunda-feira, 28 de julho de 2008

Redundância recompensada ("Não sou um BBB")

Jornalista da Band News entrevistava João Ubaldo Ribeiro, vencedor do prêmio Camões de Literatura 2008. E eu me divertia...


BN: - Como você se sente ao vencer um dos prêmios mais importantes da literatura em língua portuguesa?

JUR: - Como você disse, no âmbito da língua portuguesa, é um prêmio consagrador. Isso só pode deixar a pessoa feliz...

BN: - Esse é um dos principais, se não o principal prêmio da literatura em língua portuguesa. Por que você acha que venceu esse prêmio?
(Blogueiro: - detalhe que João Ubaldo foi anunciado vencedor pelo conjunto de sua obra)

JUR: - Pela importância de minha obra para a literatura em língua portuguesa. É isso.

BN: - Em que o prêmio muda sua vida?

JUR: - É muito gratificante, pois o prêmio é consagrador...você se sente recompensado por todo o trabalho, pela dedicação, pela esperança...mas não chega a mudar minha vida.

BN: - nem os 100 mil euros?

JUR: - Veja bem...100 mil euros dava pra montar um apartamento num outro bairro de classe média alta aqui no Rio, mas não dá pra pagar as dependências e a empregada. Eu vivo de escrever - dos livros e dos textos que publico religiosamente em jornais -, pois se eu fosse viver da aposentadoria do INSS, estaria ganhando 1.200 reais. Portanto, esse dinheiro vai ficar guardado para ajudar quando eu não puder mais escrever...tem gente me tratando como um BBB, mas eu ganhei 100 mil euros, não 1 milhão.

BN: - Você está escrevendo algum livro novo?

JUR: - Não, eu não estou conseguindo...

BN: - o que está te faltando pra conseguir?

JUR: - sossego.

Um comentário:

Larissa Paim disse...

Muuuuito boa essa! Isso que é jornlaista, não?